O Centro da Quinta do Espírito Santo acolheu uma sessão de Treino em Suporte Básico de Vida dirigida aos utentes e colaboradores.
Organizada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), teve como objetivo ensinar os participantes a agir em casos de emergência médica, nomeadamente a saber realizar corretamente manobras de reanimação.
A iniciativa tem a particularidade de permitir a formação em simultâneo de uma centena de pessoas, uma vez que é coordenada por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar. Organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, os participantes aprendem a teoria através de um sistema multimédia que permite visualizar previamente as manobras a executar, seguindo-se a realização de exercícios práticos.
No final da ação, é expetável que os participantes consigam reconhecer uma paragem cardiorrespiratória, alertar os serviços de emergência e iniciar de imediato as manobras de suporte básico de vida.
O INEM vê neste tipo de iniciativa uma oportunidade de incutir na sociedade civil a perceção de que cada pessoa representa um elo no conceito de Cadeia de Sobrevivência.
Acreditam que a consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas deve ser incorporada o mais cedo possível na vida de cada cidadão.