VOLUNTARIADO

A intervenção da Comunidade Vida e Paz só é possível graças ao trabalho de muitas pessoas que anónima e generosamente nos dão um pouco de si mesmos, todos os dias, nas mais diversas atividades.

Proporcionamos experiências de voluntariado enriquecedoras que contribuem para aumento da qualidade de vida das pessoas que apoiamos.

Equipas de Rua

As equipas de rua têm como objetivo motivar as pessoas em situação de sem-abrigo a sair da rua, através da distribuição de ceias para fomentar uma relação de proximidade. Circulam diariamente, incluindo fins-de-semana, e cada voluntário faz 2 voltas por mês.

As equipas de rua iniciam-se pelas 20h/20h30 na Sede da Comunidade (Rua Domingos Bomtempo, n.o 7, 1700-142 Lisboa), não existindo hora prevista para terminar.

Equipas das Ceias

Estas equipas têm a função de preparar e acondicionar as mais de 500 ceias que diariamente são distribuídas, pelas equipas de rua, às pessoas em situação de sem-abrigo.

As ceias são preparadas na sede das 14h às 16h durante a semana e das 9h às 11h ao sábado.

Banco de Roupa

Os voluntários do Banco de Roupa fazem a triagem dos donativos que chegam até à Comunidade e distribuem pelas diferentes respostas sociais.

Não existe um horário fixo, é articulado entre o voluntário e a equipa de voluntariado da Comunidade.

Voluntariado nas Respostas Sociais

Existe também a possibilidade realizar voluntariado diretamente numa das nossas respostas sociais.

As atividades variam de acordo com as necessidades de cada resposta e não existe um horário fixo para as realizar.

Todo o processo é articulado entre o voluntário, a equipa de voluntariado e o responsável de cada resposta da Comunidade.

Voluntariado Técnico

Se gostaria de contribuir com o seu saber técnico em prol das pessoas em situação de sem-abrigo, contacte-nos porque para nós, a sua experiência também é uma mais-valia.

Não existe um horário fixo para realizar estas ações, é acordado mediante as necessidades da instituição.

Todo o processo é articulado entre o voluntário e a equipa de voluntariado da Comunidade.

Festa de Natal com as Pessoas em situação de sem-abrigo

A Festa de Natal proporciona, às pessoas em situação de sem-abrigo, momentos de conforto físico e emocional, algo a que normalmente se veem privadas.

Este evento é organizado por uma equipa de cerca de 1.500 voluntários que recebe mais de 1.200 convidados.

O processo de inscrição nesta modalidade de voluntariado, difere das restantes, existindo uma plataforma específica para o registo.

Esteja atento em setembro/outubro para realizar a sua inscrição e entrar neste fantástico e transformador evento!

“Ser voluntário é ser solidário, é ser empático, é ser altruísta… Sempre que fazemos a volta, vamos com o coração repleto de amor e de esperança… e quando voltamos… o nosso Coração transborda … são os nossos amigos que estão lá… Ser voluntário na Comunidade é SER ComUnidade. Obrigada ComUnidade Vida e Paz”

 

Mariza Aleixo da Luz, Voluntária das equipas de rua

Inscreva-se aqui