Destinada às pessoas em situação de sem-abrigo que terminaram o seu processo de reabilitação e que não dispõem de apoio familiar, a Unidade de Apoio à Reinserção tem como finalidade facilitar a transição para a vida ativa e garantir um alojamento condigno e um suporte psicossocial continuado.
Proporciona um apoio institucional aos utentes no seu processo de reinserção, nomeadamente ao nível do alojamento, procura e manutenção do emprego ou de outras necessidades como apoio jurídico, alimentação, saúde, entre outros.
Para prestar este apoio temos em atividade:
- 5 Apartamentos de Reinserção: destinados às pessoas que necessitam de apoio residencial, após programa de reabilitação. Estão situados em:
- Leiria, com capacidade para 7 pessoas, ao abrigo de contrato com o Instituto da Segurança Social;
- Parede, com capacidade para 2 pessoas;
- Torres Vedras, com capacidade para 8 pessoas;
- Venda do Pinheiro, com capacidade para 8 pessoas, ao abrigo de contrato com o Instituto da Segurança Social;
- Odivelas, com capacidade para 5 pessoas;
- 1 Residência Autónoma: que integra a rede de cuidados continuados em saúde mental. Tem capacidade para 7 pessoas e situa-se em S. Pedro da Cadeira;
- 1 Programa de Acompanhamento Pós-alta (Projeto MAPA): que visa prestar um apoio estruturado em diferentes vertentes como o emprego, a habitação e o apoio psicossocial, bem como colmatar o número de recaídas por parte dos utentes que terminam os seus programas de reabilitação (Projeto MAPA) dos quais beneficiam mais de 110 pessoas.