Entre os valores praticados na nossa ComUnidade, constam a Gratidão e a Esperança.

O ano que agora termina foi difícil, pelas dificuldades que todos vivemos, mas foi especialmente um ano que mostrou o melhor das pessoas, em especial as que são mais próximas da Pessoa que necessita de ajuda.

Foi um ano em que a ComUnidade procedeu a alterações importantes na sua orgânica, com o reforço dos meios de atuação de primeira linha, com a criação de uma nova Unidade (Centro de Intervenção de Primeira Linha) que veio absorver o EAD e as Voltas da Noite. Foi igualmente reforçada a área da reinserção, fundamental para melhorar a reinserção e diminuir o número de recaídas.

Uma palavra especial à nossa Diretora-Geral, que veio substituir o “nosso” Henrique Joaquim, e a que teve que lidar com a situação pandémica. A sua dedicação e profissionalismo permitiram que a Comunidade cumprisse claramente a sua missão. Acresce também as substituições ocorridas na direção dos Centros de Fátima, Quinta do Espírito Santo e EAD. Foram muitas mudanças, num curtíssimo e especial período.

Por tudo, em nome dos Órgãos Sociais e da Diretora-Geral, quero agradecer a dedicação de todos, voluntários, colaboradores, benfeitores e utentes, que permitiram olhar para trás com um sentimento de enorme satisfação. Uma menção ao Senhor Patriarca, sempre preocupado com o nosso dia-a-dia, numa proximidade que nos dá alento para o cumprimento da nossa missão como “humildes servos” na vinha do Senhor.

Por tudo isto esperamos o ano de 2021 com um sentimento de muita Esperança, um ano de consolidação das mudanças realizadas, um ano em que teremos como guia a figura de S. José e a frase que inicia a Carta Apostólica, Patris Corde do Papa Francisco — “Com coração de pai: assim José amou a Jesus”. Que tenhamos em S. José a inspiração de amarmos o próximo que necessita de nós e também de olharmos para cada um de nós como seres amados por Deus que na sua misericórdia tudo perdoa.

Feliz Ano Novo!

Diácono Horácio Félix, Presidente da Direção