A Comunidade Vida e Paz foi uma das instituições vencedoras do Programa EDP Solidária – Inclusão Social 2018. O projeto Conforto+ tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos utentes e colaboradores proporcionando melhores condições de habitabilidade e bem-estar dos residentes e de trabalho dos colaboradores do Centro através da impermeabilização e climatização das instalações. As obras terminaram a 31 de maio, tendo sido reabilitados dois edifícios residenciais, através da aplicação de isolamento com placas de polistirenos EPS 100, limpeza dos telhados e impermeabilização das caleiras.
Dentro deste projeto contabilizam-se 155 beneficiários diretos, utentes em programa de reabilitação no Centro de Fátima, sendo que a aplicabilidade deste projeto não é anual e por esta razão estima-se, num período de 5 anos, que existam 775 potenciais beneficiários diretos. Os impactos deste programa foram medidos através de questionários, tendo sido aplicados a uma amostra de 37 beneficiários. Destes, 31 revelaram que esta intervenção melhorou a sua qualidade de vida e 27 afirmaram ter desenvolvido novas capacidades/melhorado a sua eficiência pessoal.
“Foi uma mais-valia para a casa, pois os quartos estão mais quentes no inverno e mais frescos no verão”. Nota-se uma diferença muito significativa no conforto, estando os quartos mais acolhedores, com menos humidade e o feedback dos colegas é também muito positivo”.
Testemunho de utente.
No que diz respeito aos gastos com eletricidade e gás por utente, registou-se uma diminuição de mais de 18% face a 2018, sendo que houve um aumento de 13% no número médio de utentes. A aplicabilidade deste projeto não é anual, sendo que se estima, num período de 5 anos, que existam 775 potenciais beneficiários.
O nosso bem-haja à Fundação EDP por nos ajudar a reconstruir sentidos de vida!