JORNADAS MOTIVAR PARA A MUDANÇA – 35 ANOS COMUNIDADE VIDA E PAZ

Bem-vindos às Jornadas Motivar para a Mudança, um evento especial que celebra os 35 anos da Comunidade Vida e Paz e que será realizado no dia 17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, na Torre do Tombo, em Lisboa. Este dia emblemático será dedicado à reflexão e à aquisição de conhecimentos sobre a intervenção junto das pessoas em situação de sem-abrigo.

As Jornadas têm como objetivo promover a partilha de experiências inovadoras e abordagens que possibilitem adaptar a intervenção às novas realidades enfrentadas. Com a atual conjuntura marcada por diversos fatores: sociais, económicos e políticos, é crucial ajustar as estratégias de apoio ao perfil emergente das pessoas em situação de sem-abrigo.

O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais, profissionais e interessados na temática para um dia de debates e aprendizagens, visando não apenas a compreensão mais aprofundada dos desafios, mas também a construção de soluções eficazes que motivem uma mudança real e sustentável.

Participe e junte-se a nós nesta iniciativa para discutir e promover práticas que possam, verdadeiramente, transformar vidas.

 

Imagem do cartaz:

Henrique Miguel Dias Pereira Mourato foi admitido na Comunidade de Inserção Quinta do Espírito Santo em setembro de 2017. Foi acompanhado pela equipa de voluntários da Comunidade Vida e Paz quando se encontrava em situação de sem-abrigo e, após o seu percurso em comunidade de inserção, conseguiu reinserir-se em janeiro de 2019. Com o seu espírito livre e capacidade singular para o desenho, foi através da arte que encontrou uma forma de se expressar e partilhar o seu amor ao próximo. Nos seus trabalhos observam-se cores, formas a as metamorfoses do ser. Na expressão como na vida, fica patente os avanços e os recuos, as dores, a tristeza, o desespero mas também a esperança, a natureza, a cor, o belo, o eu e o outro em permanente reconstrução. Faleceu em Janeiro de 2024 deixando viva a sua memória através da sua arte, que o ajudou a salvar nos momentos mais difíceis e a inspirar outros a reconstruir sentidos de vida.

Até sempre Henrique!