Festa volta à Cantina 1, da Cidade Universitária, em Lisboa, nos dias 16, 17 e 18 de dezembro
A Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz celebra este ano o seu 35.º aniversário. Há mais de três décadas que se celebra o Natal com as pessoas em situação de sem-abrigo (PSSA), num momento de união, de partilha e de mudança. Este ano, a festa volta à cantina 1 da Cidade Universitária, em Lisboa, nos dias 16, 17 e 18 de dezembro.
A Comunidade Vida e Paz quer assinalar esta época tão especial e aproveitar para alertar as maiores necessidades e problemas vividos pelas pessoas em situação de sem-abrigo e em condição de vulnerabilidade social, através de testemunhos na primeira pessoa. O objetivo é produzir um documento que traduza os depoimentos recolhidos que será entregue às entidades competentes.
“Estamos a registar no momento atual um aumento de mais de 25% das pessoas que estamos a apoiar e esse número parece que não vai parar. Mas não desistimos e por isso queremos ouvir as pessoas em condição de sem-abrigo e vamos traduzir as suas necessidades e queixas numa carta que vamos fazer chegar as autoridades competentes. Queremos ser motor de mudança”, afirma Renata Alves, Diretora-Geral da Comunidade Vida e Paz.
A Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz possibilita momentos de união, partilha, como também oferece um conjunto de apoios e serviços, designadamente o acesso ao Instituto dos Registos e do Notariado, Segurança Social, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, cuidados médicos, barbeiro, duches, roupa, refeições e muita animação.
No ano passado, a Festa de Natal acolheu 1317 convidados, sendo os seus convidados, pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo ou em condição de vulnerabilidade social.
O número de convidados deste ano poderá aumentar pelo contacto da Comunidade com pessoas em dificuldades ser cada vez maior, o que significa que teremos de reforçar os serviços, muito valorizados pelas PSSA, tal como o serviço de barbeiro e duches e o de atendimentos na cidadania e saúde.
Graças ao inestimável apoio de 669 voluntários e diversos benfeitores, em 2022, foi possível proporcionar 577 atos médicos; 221 atendimentos na área da cidadania para a emissão de cartão de cidadão, segurança social, IEFP, apoio jurídico, entre outros; 196 atendimentos pelo EAD; 214 atendimentos no serviço de barbeiro e 132 nos duches; disponibilização de 7.710 peças de roupa e distribuição de 2.910 refeições.
Os interessados em participar e a ajudar a levar a magia do Natal aos nossos convidados deverão aceder à plataforma http://voluntario.cvidaepaz.pt/ criar um utilizador e escolher a área na qual pretendem colaborar, sendo que áreas disponíveis são: Logística, Decoração, Barbeiro e duches, Voluntariado (apoio no acolhimento dos mesmos), Economato, Manutenção geral e HSA, Limpeza, Roupa, Acolhimento (na receção dos convidados), Animação, Crianças, Apoio (nas zonas com maior fluxo de convidados), Motivação, Ser e Estar (a grande sala de estar da nossa Festa), Alimentação e Cidadania.