A Comunidade Vida e Paz vai aplicar 70 966,62€ no Centro de Intervenção de Primeira Linha (CIPL), que atua junto das pessoas em situação de sem-abrigo através das voltas da noite. São verbas provenientes da consignação do IRS recebidas este ano, referentes ao ano de 2022, que vão colmatar os custos da Comunidade, que têm vindo a crescer devido ao aumento significativo das pessoas em situação de sem-abrigo (PSSA).

A atuação de rua da Comunidade, junto das pessoas em situação de sem-abrigo ou em vulnerabilidade social, é constituída por voluntários e profissionais. A instituição intervém também ao nível da reabilitação e reintegração, através de programas de recuperação terapêutico e de reinserção desenvolvidos nos seus Centros. Providencia, ainda, alojamento e acompanhamento pós-alta, aos utentes que manifestem essa necessidade.

A primeira linha de ação da Comunidade Vida e Paz diz respeito à atuação das Equipas Voluntárias de Rua (EVR) que todas as noites vão ao encontro das pessoas em situação de sem-abrigo e, por meio da distribuição de uma ceia, procuram desenvolver uma relação de confiança com vista à mudança. As ceias são constituídas por duas sandes, um pacote de leite ou água e um snack.

A Comunidade apela a consignar 0,5% do seu IRS deste ano para continuar a sua missão de ir ao encontro das pessoas em situação de sem-abrigo ou em vulnerabilidade social e motivá-las a (re)construir o seu sentido de vida. Em relação ao ano anterior, a instituição decresceu 20% do valor da consignação e necessita do seu apoio.

“Para quem gosta de ajudar, há sempre volta a dar”, é a nossa campanha de Consignação de IRS desenvolvida pela agência Addmore, que apela à ajuda de todos para que todas as pessoas como a “Lurdes” possam voltar a sonhar, voltar a ter uma vida digna.

Consignar 0,5% do IRS não tem qualquer custo para si, apenas está a decidir onde quer que o Estado aplique este valor. Ao preencher a Declaração de IRS basta assinar de cruz – NIF 502 310 421, no modelo 3, quadro 11 e campo 1101.