Visto como um pilar na história da Comunidade Vida e Paz, o Dr. Júlio das Neves faleceu no passado sábado, dia 2 de abril, com 98 anos de idade.

A sua vida é um exemplo de dedicação à construção de um mundo mais justo. Nascido numa pequena aldeia do concelho de Tomar, o Dr. Júlio Dias das Neves teve uma vasta e brilhante carreira: professor, diretor escolar, administrador de várias empresas, vice-presidente da câmara, deputado na Assembleia Nacional e um dos fundadores do Instituto Politécnico de Tomar.

A sua relação com a Comunidade Vida e Paz iniciou-se em 1993, após ter sido desafiado pelo Dr. Vasco César das Neves. Sempre em regime de voluntariado, utilizou a sua experiência profissional para restruturar e impulsionar a área financeira da instituição. Trabalhou também diretamente com os utentes no Centro da Quinta da Tomada, transmitindo-lhes lições que estes levaram para a vida. Em 1994, passou para a Direção da Comunidade, onde esteve até 2003.

Sereno e carismático, esteve ao lado da irmã Maria, alguém por quem tinha muita admiração. Quando deixou a direção passou a fazer parte do Conselho-Geral.

Recordamos as suas palavras, que continuam atuais e exemplares: “Sinto uma alegria muito grande por ter ajudado a Comunidade a chegar onde chegou. Começou por ser um espaço pequeno e passou a uma organização com as dimensões que tem hoje. Mais do que os apoios que iam chegando, o sucesso desta instituição está no amor e na dedicação das pessoas.”

Em sua homenagem, será celebrada uma Eucaristia, no dia 7 de abril, às 15h30, na Sede da Comunidade Vida e Paz.

Manifestamos as nossas sentidas condolências a todos os familiares e amigos.