A Comunidade Vida e Paz organiza, de forma ininterrupta, desde 1989, a tradicional Festa de Natal com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (FNPSSA).

Devido à pandemia Covid-19 e à sua recente evolução, a 32.ª edição foi suspensa. Num Natal que é obrigatoriamente diferente, a Comunidade Vida e Paz não deixará de ir ao encontro das pessoas em situação de sem-abrigo e irá reforçar o seu apoio nos dias 18, 19 e 20 de dezembro.

Ao longo destes três dias, num horário compreendido entre as 9h00 e as 17h00, as pessoas em situação de sem-abrigo poderão recorrer aos serviços habitualmente prestados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e Segurança Social.

De forma a assegurar a proteção das pessoas e dos voluntários, e para garantia do cumprimento das medidas de segurança legalmente exigidas, estes serviços funcionarão em tele-atendimento, reduzindo, assim, quaisquer riscos de contágio.

No dia 18, a ação desenrolar-se-á, em simultâneo, junto à Estação Ferroviária de Santa Apolónia e Gare do Oriente. Paralelamente, e em parceria com o Instituto de Registos e Notariado, 46 pessoas em situação de sem-abrigo terão a oportunidade de solicitar a emissão ou renovação do Cartão do Cidadão.

No sábado, a ação de Natal terá lugar, simultaneamente, no Rossio e em Alcântara. No domingo, a equipa de Natal estará junto à Avenida Sidónio Pais (nas proximidades do Pavilhão Carlos Lopes) e na Amadora.

Considerando a evolução da pandemia no nosso país, e em especial em Lisboa, foi elaborado um plano operacional que contempla um conjunto de medidas especiais de mitigação de risco de contágio. O referido plano, que mereceu o acordo das autoridades de saúde, foi distribuído a todos os voluntários, procurando dessa forma garantir que as ações se desenrolam no estrito cumprimento das medidas de segurança legalmente exigidas.

Qualquer questão sobre a ação de Natal da Comunidade Vida e Paz poderá ser direcionada para o email: coordenacaogeral@natal.cvidaepaz.pt