As XII Jornadas da Saúde e das Toxicodependências estão de volta e este ano com o tema a “Metamorfose”. Organizadas pelo Centro de Fátima, da Comunidade Vida e Paz, as Jornadas irão decorrer no dia 4 de Outubro, no Auditório da Escola Superior de Saúde de Leiria.

Metamorfose significa mudança, a transformação de um ser noutro, de uma forma noutra. Nela ocorrem alterações profundas, às vezes dolorosas, às vezes turbulentas, às vezes imprevisíveis. Outras alterações são expectáveis, desejadas e tranquilas. Todas elas confluem num processo extraordinário de desenvolvimento!
Assim nos encontramos hoje na intervenção nas dependências, em metamorfose, em mudança, em transformação!
O Centro de Fátima pretende abordar as questões mais prementes neste âmbito, tais como, diferentes e complementares abordagens terapêuticas e novos perfis de utentes, e reflectir a metamorfose nas dependências.

Para se inscrever basta preencher este formulário e seguir os passos descritos.

A inscrição tem o valor de 10€ para estudantes e 20€ para profissionais, sendo que em grupos de 5 pessoas, oferecemos uma entrada.

O pagamento deve ser efetuado via transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 99105505051 96 (Comunidade Vida e Paz) e o comprovativo deve ser enviado, com o nome do titular, para um dos seguintes emails: geral@fatima.cvidaepaz.pt ou s.administrativos@fatima.cvidaepaz.pt

A inscrição só será validada após recepção do comprovativo de pagamento.

Junte-se a nós neste dia para reflectir sobre a problemática das dependências.

Consulte o programa abaixo:


PROGRAMA

Abertura do Secretariado – 9h00
Mesa de abertura – 09h30

Gonçalo Lopes (Câmara Municipal de Leiria);
Mª Clarisse Louro (Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Leiria);
João Goulão (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências);
Horácio Félix (Comunidade Vida e Paz).

Conferência – Dependência e Relações Objetais – 10h15

Carlos Farate (Sociedade Portuguesa de Psicanálise) – “O vazio de uma
satisfação desprazerosa: desencontro de si na ausência do outro”.
Comentário – Jorge Pereira

Intervalo – 11h00

Apresentação de momento lúdico

Mesa 1 –O reverso das dependências – 11h30

Ana Feijão (Unidade de Alcoologia de Coimbra) – “Lapso vs Recaída”;
Pedro Hubert (Instituto de Apoio ao Jogador) – “Jogo patológico”.
Moderador– Sérgio Oliveira

Período de almoço 13H00
Mesa 2 –Narrativas familiares – 14h30

Rui Pedro Silva (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar) – “Codependências, coligações e alianças familiares”;
Maria Centeno (H. Sta Maria) – “Intervenção em grupos multifamiliares”.
Moderador- Henrique Joaquim

Mesa 3–Diagnóstico, estigma e inclusão – 15h15

Célia Franco (Associação Portuguesa de Patologia Dual) – “A importância do diagnóstico na patologia dual”;
Dr.ª Joana Correia e Dr.ª Ana Poças (Centro Hospitalar de Leiria)- “A prevenção do Estigma”
Vanda Cardoso (Comunidade Vida e Paz)- “A Inclusão e Inserção Social”.
Moderador- Guida Guerra

Mesa de encerramento- 16h30

Joaquim Rodrigues;
Renata Alves.