Imprensa
Foto: EPA

Esta quarta-feira, chega a Belém a petição da Comunidade Vida e Paz que pede a criação de uma estratégia nacional para uma intervenção integrada e mais eficaz junto da população sem-abrigo.

O Governo vai apresentar uma estratégia nacional para as pessoas sem-abrigo em Março, anunciou esta quarta-feira o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“O Governo está a trabalhar numa reedição da Estratégia Nacional para as Pessoas Sem-abrigo, consubstanciada num plano de acção interministerial, que será apresentado até ao final de Março”, afirmou fonte do ministério tutelado por Vieira da Silva, à agência Lusa.

O plano deverá envolver vários ministérios e estender-se até 2030.

O anúncio surge no dia em que a Comunidade Vida e Paz entrega, na Presidência da República, uma petição com mais de 4.000 assinaturas a pedir a criação de uma estratégia nacional para a mesma área e que o Governo que retome a estratégia anterior, que terminou em 2015.

A antiga Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em situação de Sem-Abrigo (2009-2015) visava “uma tomada de consciência da existência deste fenómeno social complexo e da necessidade de uma melhor articulação entre as respostas já existentes que evitasse uma duplicação de esforços e recursos públicos e privados”, segundo o presidente daquela Comunidade, Henrique Joaquim.

“Queremos acreditar que o Governo também está atento a esta questão e quererá, como tem feito noutras áreas, fazer um esforço aqui”, acrescenta.

A Comunidade Vida e Paz apoia cerca de 500 pessoas em situação de sem-abrigo através das equipas de rua e tem cerca de 200 utentes internados nas suas comunidades terapêuticas e de inserção.

 

In: http://rr.sapo.pt/noticia/75530/governo_promete_estrategia_para_sem_abrigo_em_marco?utm_source=rss