Eventos

A 28ª Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz vai ficar lembrada pelas duas visitas de Sua Excelência o Presidente da República, uma delas de surpresa, e pelo aumento do número de pessoas motivadas a mudar de vida.

No último fim-de-semana, a Comunidade Vida e Paz e os seus 1.252 voluntários recriaram, na Cantina da Cidade Universitária de Lisboa, um ambiente natalício, com o espírito de magia, convívio e muita alegria para os 1.685 convidados.  O trabalho e dedicação de todos, em particular da Equipa da Motivação, refletiu-se no aumento muito considerável do número de atendimentos no Espaço Aberto ao Diálogo, face aos números dos últimos anos.

Ao longo dos três dias dirigiram-se a este espaço 138 pessoas com o objetivo de (re)construir o seu projeto de vida. Após o contacto com esta resposta na Festa de Natal, os casos das pessoas em situação de sem-abrigo assistidas serão acompanhados pelos profissionais técnicos nas nossas instalações em Chelas para que encontremos as respostas mais adequadas.

Destacam-se ainda os 324 atendimentos realizados na Espaço da Cidadania, bem como as 362 consultas, 604 rastreios e 102 vacinas levadas a cabo pela equipa da área da Saúde. Na área dos Duches, 133 convidados tomaram um banho quente e no Barbeiro foram atendidas 307 pessoas.

Foram distribuídas 5.515 peças de roupa e servidas 2.988 refeições. É, ainda, pertinente referir os 506 convidados e 666 voluntários inquiridos pela equipa da Identidade e Opinião, cujos dados destinar-se-ão a ser tratados para um maior conhecimento da população que assistimos e ainda para introduzir melhorias na Festa nos próximos anos.

Nesta Festa também se registou um maior número de convidados nos dias 16 e 17, números estes que se revelam positivos já que estes primeiros dois dias estão apenas destinados às pessoas em condição sem-abrigo, famílias carenciadas e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

O primeiro e último dia foram marcados pela visita especial do Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo Presidente da Comunidade Vida e Paz, Henrique Joaquim, e pelo Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, tendo participado no domingo da Eucaristia celebrada pelo Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Destacam-se, ainda, as presenças do Vice-presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, do Director Geral de Saúde, Francisco George em representação do Ministro da Saúde, e do Sr. Vereador dos Direitos Sociais (CML), João Afonso.

A 28ª Festa de Natal contou com a colaboração de diversas entidades que se associaram à Comunidade, sendo elas, entre outras, a Reitoria da Universidade de Lisboa, os Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa, o Exército Português, a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, o Centro Hospitalar Lisboa – Norte, o Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a Associação Pro Bono, o ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural), Psicológico e Social da Liga dos Combatentes de Lisboa e o Projecto Orientar.

Queremos manifestar a nossa mais profunda gratidão a todas as entidades que participaram na Festa, às empresas e aos particulares que apoiaram e tornaram possível esta causa, aos voluntários e colaboradores que se entregaram de corpo e alma durante a preparação e nos três dias da Festa, aos artistas que a animaram e por fim o mais importante, o nosso sincero bem haja à presença dos nossos convidados de honra, as pessoas em situação de sem-abrigo porque eles são a razão de ser deste momento e da nossa ação.

Um Santo Natal!